Ivorá aposta no turismo e integração do Geoparque Quarta Colônia 

Diário

Ivorá aposta no turismo e integração do Geoparque Quarta Colônia 
Um lugar tranquilo, de povo acolhedor, com muitos atrativos naturais e paisagens de encher os olhos. Esse o município de Ivorá, localizado na Quarta Colônia de Imigração Italiana, na região central do Estado, e que guarda uma imensa riqueza aos seus visitantes, seja em cultura, gastronomia ou turismo. Do Monte Grappa brasileiro às cascatas, garante belos passeios pela natureza e muita aventura. Além disso, a pequena e acolhedora cidadezinha conserva os encantos típicos da vida no interior, onde a calmaria e segurança se destacam. Tudo isso, sem deixar de lado as opções gastronômicas, seja nas festas pelas comunidades do interior ou nos produtos coloniais vendidos em algumas propriedades. 

Um pouco da história e costumes da terra que é berço do senador Alberto Pasqualini está na sua Casa Museu, onde podem ser vistos seus objetos pessoais e fotos que contam sua trajetória de vida. São diferencias da cidade a praça central e a Igreja Matriz São José, um verdadeiro símbolo em arte religiosa. 

É para cada vez mais acolher de forma hospitaleira quem escolhe passear no município que a atual administração não tem medido esforço em melhorias em diversos setores, principalmente quando o assunto é infraestrutura e capacitação de pessoal. Um dos principais incentivos do poder público é adequação à Política Nacional de Turismo, a qual exige que o município tenha, além do Conselho Municipal de Turismo, este que já se encontra devidamente instituído e em funcionamento, o Plano Municipal de Turismo, conforme conta o prefeito Saulo Piccinin. 

– Este é um dos critérios obrigatórios para se propor projetos de infraestrutura turística, de eventos e de fortalecimento ao desenvolvimento turístico junto ao Ministério do Turismo. Assim, considerando a necessidade de instituição de legislação específica acerca da Política Municipal de Turismo, e a importância de fortalecer o turismo, especialmente o religioso, gastronômico e o rural de aventura, vem se trabalhando a criação de leis específicas como a Lei que dispõe sobre a política municipal de turismo – afirma o chefe do Executivo municipal ivorense. 

O SONHO DO CAT 

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um sonho da administração atual. Segundo a dirigente de Turismo do Município Edicléia Cherobini o local servirá para acolhimento dos visitantes, auxílio e orientação em caso de dúvidas, fornecimento de materiais físicos, fomento e suporte ao turismo local e regional, capacitação dos agentes envolvidos no turismo, aproximação entre empreendimentos privados e ações públicas. – O projeto está pronto aguardando a liberação da Caixa para, então, realizarmos as etapas seguintes – comenta Edicléia. 

GEOPARQUE 

Na expectativa da certificação de geoparque no território da Quarta Colônia, surgirão novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas públicas, privadas ou mistas e do turismo regional. O destaque de Ivorá fica por conta da beleza natural das suas paisagens, da abundância de água de seus rios e de suas cascatas e pela cultura preservada dos seus imigrantes. Esses conjuntos de características, podem permitir que o município de Ivorá possa deixar, às próximas gerações, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da natureza e de sua cultura. 

MAIS CAPACITAÇÃO 

As capacitações ofertadas pelo Progredir através do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, em parceria com a prefeitura, é um ponto muito forte e que já está trazendo muitos benefícios à população. Segundo o Saulo Piccinin, em torno de 150 pessoas já foram treinadas através dos cursos de Atendimento ao Turista, Gastronomia, condutor de Ecoturismo e Língua Vêneta. – A comunidade se apropriou das oportunidades e o resultado está aí, um grande número de pessoas interessadas em trabalhar com o turismo em Ivorá – destaca o prefeito Saulo. 

PRINCIPAIS ATRATIVOS – Casa Alberto Pasqualini – Casa de Arquitetura Italiana – Conjunto da Matriz – Cruz Luminosa – Monte Grappa – Cascata Cara do Índio – Cânions da Cascata Queda-Livre – Cascata das Pedras Pretas – Cascata dos Degraus

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em audiência pública autoridades pedem adiamento da concessão das BRs 116, 158, 290 e 392 Anterior

Em audiência pública autoridades pedem adiamento da concessão das BRs 116, 158, 290 e 392

Ecoer Engenharia entra para história de Santiago na instalação de usina de etanol  Próximo

Ecoer Engenharia entra para história de Santiago na instalação de usina de etanol 

Geral