Um pouco da história e costumes da terra que é berço do senador Alberto Pasqualini está na sua Casa Museu, onde podem ser vistos seus objetos pessoais e fotos que contam sua trajetória de vida. São diferencias da cidade a praça central e a Igreja Matriz São José, um verdadeiro símbolo em arte religiosa.
É para cada vez mais acolher de forma hospitaleira quem escolhe passear no município que a atual administração não tem medido esforço em melhorias em diversos setores, principalmente quando o assunto é infraestrutura e capacitação de pessoal. Um dos principais incentivos do poder público é adequação à Política Nacional de Turismo, a qual exige que o município tenha, além do Conselho Municipal de Turismo, este que já se encontra devidamente instituído e em funcionamento, o Plano Municipal de Turismo, conforme conta o prefeito Saulo Piccinin.
– Este é um dos critérios obrigatórios para se propor projetos de infraestrutura turística, de eventos e de fortalecimento ao desenvolvimento turístico junto ao Ministério do Turismo. Assim, considerando a necessidade de instituição de legislação específica acerca da Política Municipal de Turismo, e a importância de fortalecer o turismo, especialmente o religioso, gastronômico e o rural de aventura, vem se trabalhando a criação de leis específicas como a Lei que dispõe sobre a política municipal de turismo – afirma o chefe do Executivo municipal ivorense.
O SONHO DO CAT
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um sonho da administração atual. Segundo a dirigente de Turismo do Município Edicléia Cherobini o local servirá para acolhimento dos visitantes, auxílio e orientação em caso de dúvidas, fornecimento de materiais físicos, fomento e suporte ao turismo local e regional, capacitação dos agentes envolvidos no turismo, aproximação entre empreendimentos privados e ações públicas. – O projeto está pronto aguardando a liberação da Caixa para, então, realizarmos as etapas seguintes – comenta Edicléia.
GEOPARQUE
Na expectativa da certificação de geoparque no território da Quarta Colônia, surgirão novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas públicas, privadas ou mistas e do turismo regional. O destaque de Ivorá fica por conta da beleza natural das suas paisagens, da abundância de água de seus rios e de suas cascatas e pela cultura preservada dos seus imigrantes. Esses conjuntos de características, podem permitir que o município de Ivorá possa deixar, às próximas gerações, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da natureza e de sua cultura.
MAIS CAPACITAÇÃO
As capacitações ofertadas pelo Progredir através do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, em parceria com a prefeitura, é um ponto muito forte e que já está trazendo muitos benefícios à população. Segundo o Saulo Piccinin, em torno de 150 pessoas já foram treinadas através dos cursos de Atendimento ao Turista, Gastronomia, condutor de Ecoturismo e Língua Vêneta. – A comunidade se apropriou das oportunidades e o resultado está aí, um grande número de pessoas interessadas em trabalhar com o turismo em Ivorá – destaca o prefeito Saulo.
PRINCIPAIS ATRATIVOS – Casa Alberto Pasqualini – Casa de Arquitetura Italiana – Conjunto da Matriz – Cruz Luminosa – Monte Grappa – Cascata Cara do Índio – Cânions da Cascata Queda-Livre – Cascata das Pedras Pretas – Cascata dos Degraus